São Francisco de Sales
São Francisco de Sales nasceu no castelo de sua família em Thorens, Savoy França em 1567. Ele estudou em Annecy, Paris e em Pádua na Itália ,e recebeu o doutorado em leis na idade de 24 anos. Recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para sacerdote apesar da oposição da família. Ordenado em 1593 ele tornou-se reitor em Genebra, Suíça e foi depois para Chablai onde trouxe 8.000 chauvinistas de volta a Igreja. Em 1599 Francisco foi indicado como bispo coadjutor em Genebra. Ele sucedeu o bispo em 1602 e tornou-se uma figura líder da "Contra-reforma" e ficou famoso pelos sua sabedoria e ensinamentos.
Um confessor notável, ele dirigiu Santa Joana de Chantal. Ele também fundou varias escolas e estabilizou a Igreja na região. Com a Santa Joana de Chantal ele fundou a Ordem da Visitação em 1610. Ele faleceu em Lyons, na França em 1622. Foi beatificado no ano que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Ele foi canonizado em 1653 e declarado Doutor da Igreja em 1877. Dois dos seus escritos "Introdução a Vida Devota" e o "Tratado do amor de Deus" são considerados clássicos espirituais. Em 1923 foi declarado patrono da imprensa católica.
Um decálogo salesiano
O texto foi composto pelos Missionários de S. Francisco de Sales, com base em seus escritos:
1. - Antes de tudo procurar agradar a Deus: «Eis o centro da minha alma e o pólo imóvel, ao redor do qual giram todos os meus desejos e todos os meus movimentos».
2. - Nada por força, tudo por amor: «Eis a regra geral da nossa obediência: é preciso fazer tudo por amor, e nada por força. É preciso mais amar a obediência do que temer a desobediência… Deixo-vos o espírito de liberdade, aquele que exclui a coerção, o escrúpulo e a agitação».
3. - Nada pedir, nada recusar: «Ficar nos braços da Providência, sem deter-se em nenhum outro desejo, senão o de querer aquilo que Deus quer de nós».
4. - Ir do interior para o exterior: «Nunca pude aprovar o método daqueles que, para reformar o homem, começam de fora, da postura, das roupas, dos cabelos. Parece-me que, pelo contrário, se deve começar do interior... Já que o coração é a fonte das ações, essas serão o que o coração é... Quem tem Jesus no seu coração, o tem logo depois em todas as ações exteriores».
5. - Ir tranquilamente, com uma doce diligência: «A pressa, a agitação não servem para nada; o desejo de uma vida espiritual é bom, mas deve ser sem agitação». «O tratamento que é feito com tranqüilidade é sempre o mais segura». «Devemos ser aquilo que somos e sê-lo bem, para honrar o Artífice, do qual somos a obra».
6. - Pensar somente no “hoje de Deus”: «Pensemos em fazer bem as nossas coisas hoje; e quando chegar o dia de amanhã, ele também se chamará hoje, e então pensaremos nele».
7. - Recomeçar todo dia: «Todos os dias devemos começar o nosso progresso espiritual e, pensando bem nisso, não nos espantaremos de encontrar alguma miséria em nós. Não existe nada que já esteja completamente feito; é preciso recomeçar e recomeçar com paz no coração».
8. - Tirar proveito de todas as ocasiões: «Suportai com doçura as pequenas injustiças, os pequenos incômodos, as perdas de pouca importância que acontecem todo dia. Essas pequenas ocasiões, vividas com amor, conquistarão para vós o coração de Deus e o farão todo vosso».
9. - Estar alegres: «Ide em frente com alegria e com o coração aberto, o mais que puderdes; e, se não der para ir sempre com alegria, ide sempre com coragem e confiança».
10. - Viver em espírito de liberdade: «Eu não tenho nenhum escrúpulo de mostrar o meu programa de vida, quando isso é requerido pelo serviço das minhas ovelhinhas... Deus me concede a graça de amar a santa liberdade de espírito tanto quanto de odiar a dissolução e a libertinagem».
Oração a São Francisco de Sales
Ó São Francisco de Sales, homem violento que conseguistes transformar seu coração e ser conhecido como o homem da ternura, do cavalheirismo, das gentilezas e de profundo respeito aos outros. Transformai meu coração para que ninguém volte triste para casa depois de se encontrar comigo. Que todas essas pessoas encontrem bondade e acolhida em meus olhos! Fazei com que eu ame minhas idéias sem desprezar e ridicularizar os que pensam diferente de mim. Fazei-me irmão dos que rezam em outros credos, encontrando neles reflexos do mesmo Sol que ilumina a todos que vêm a esse mundo, porque Deus é amor e quem está no amor está em Deus e Deus nele. Amém.
São Francisco de Sales, rogai por nós!
Luiz Marcelo Gonçalves
Vocacionado Diocesano
0 comentários