TV Canção Nova

Nossa Sra. das Vocações

Nossa Sra. das Vocações
Senhor que dissestes "a messe é grande e poucos são os operários", nós vos pedimos que envieis muitas e santas vocações sacerdotais e religiosas para nossa Diocese. Necessitamos de sacerdotes que nos dêem o pão da Eucaristia e o Pão da Palavra e assim possamos viver a vossa vida. Virgem Santíssima, Mãe dos sacerdotes, intercedei junto a vossa Divino Filho pela perseverança e santidade de nossos sacerdotes e seminaristas. Amém. Nossa Senhora das Vocações, rogai por nós!

Quem somos

Minha foto
Guarulhos, São Paulo, Brazil
Somos irmãos no Discernimento Vocacional da Diocese de Guarulhos ( Marcelo, Nilton, Ricardo, Robson, Ítalo e o Bruno ) que, movidos pelo Espírito Santo tivemos a idéia de montar esse blog inspirado nos emails que trocamos. Com um único objetivo: transmitir mensagens de fortalecimento da fé, partilhar de nossa caminhada. Publicar tudo o que é suscitado em nossos corações. As tribulações, as vitórias e as alegrias que alcançamos dia-a-dia com Jesus e Maria. Seguindo a ordem nos dada pelo mestre dos mestres: " Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda criatura" Venha fazer parte conosco dessa missão confiada à todos nós!

Fale Conosco

Seguidores



 A Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que celebrava-se no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal. Porém, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969, após o Concílio Vaticano II) passou a ser comemorada dois domingos após o Natal. (O Foi quando Jesusse revelou aos outros povos (os gentios), representados nos três Reis Magos, vindos do Oriente.

Naquela época só se conhecia a existência de três Continentes: África, Europa e Àsia. Os três Reis representam estes continentes (repare que um dos Reis é negro, representando a África etc), o que significa que Jesus não veio somente para a salvação do povo judeu, mas para a salvação de todos nós. Você sabia que na Catedral de Colônia (Alemanha) existe uma arca de ouro onde estão supostamente os restos mortais dos três Reis Magos?

A Solenidade da Epifania é popularmente conhecida como Festa dos Reis Magos ou, simplesmente, Festas dos Reis…, Folia de Reis…

Abaixo oferecemos a homilia do nosso Papa Bento VI:

"Queridos irmãos e irmãs, Hoje celebramos a Epifania do Senhor, ou seja, a sua manifestação aos povos, representados pelos Magos, misteriosas personagens vindas do Oriente, de quem fala o Evangelho de São Mateus (cf. Mt 2, 1-12). A adoração de Jesus por parte dos Magos foi imediatamente reconhecida como cumprimento das Escrituras proféticas. "À tua luz caminharão os povos lê-se no livro de Isaías e os reis andarão ao brilho do teu esplendor… trazendo ouro e incenso, e anunciando os louvores de Javé" (Is 60, 3.6). A luz de Cristo, como que encerrada na gruta de Belém, hoje difunde-se em todo o seu alcance universal.

Dirijo o meu pensamento de modo particular aos amados irmãos e irmãs das Igrejas Orientais que, seguindo o Calendário Juliano, amanhã celebrarão o santo Natal: formulo-lhes os mais cordiais bons votos de paz e de bem no Senhor. No dia de hoje voltamos a pensar espontaneamente na Jornada Mundial da Juventude. No passado mês de Agosto de 2005 muitos de vós estavam ali presentes ela reuniu em Colónia mais de um milhão de jovens, que tinham como lema as palavras dos Magos, referidas a Jesus: "Viemos adorá-lo" (Mt 2, 2).

Quantas vezes pudemos ouvi-las e repeti-las! Agora não podemos escutá-las, sem voltar espiritualmente àquele memorável acontecimento, que representou uma autêntica "epifania". Com efeito, a peregrinação dos jovens, na sua dimensão mais profunda, pode ser vista como um itinerário orientado pela luz de uma "estrela", a estrela da fé. E hoje apraz-me tornar extensiva a toda a Igreja a  mensagem que então propus aos jovens reunidos nas margens do Reno: "Abri de par em par o vosso coração a Deus disse-lhes e hoje repito a todos deixai-vos surpreender por Cristo! Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso! Exponde as vossas alegrias e as vossas tristezas a Cristo, deixando que Ele ilumine com a sua luz a vossa mente e alcance com a sua graça o vosso coração" (Discurso de 18 de Agosto de 2005).

Gostaria que em toda a Igreja se respirasse, como em Colónia, a atmosfera da "epifania" e do autêntico compromisso missionário, suscitado pela manifestação de Cristo, luz do mundo, enviado por Deus Pai para reconciliar e unificar a humanidade com a força do amor. Neste espírito, rezemos com fervor pela plena unidade de todos os cristãos, a fim de que o seu testemunho se torne fermento de comunhão para o mundo inteiro. Invoquemos para isto a intercessão deMaria Santíssima, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja.

(fonte:www.vatican.va)
   
Os nomes atribuídos aos magos são bastante significativos: Gaspar quer dizer aquele que vai inspecionar ou seja, aquele que vai verificar e confirmar a vinda do Messias. Melquior quer dizer Meu Rei é Luz, é a grande confirmação da Realeza de Jesus a Luz do Mundo. E, Baltazar quer dizer; Deus manifesta o Rei.

Os magos ofereceram a Jesus presentes típicos de suas regiões; ouro, incenso e mirra. Também os presentes têm um importante significado. Com o ouro reconheciam a realeza do Menino, o ouro quer dizer que Jesus é Rei.

O incenso é algo que se oferece a Deus nos altares. Com o incenso a humanidade reconhece a divindade de Jesus, significa que Jesus não é somente Rei, mas também Divino.

Conforme costume oriental, misturada com outros perfumes, a mirra era usada para perfumar corpos, vestes e casas. A mirra representa o lado humano e o sofrimento do Messias. Significa que o Menino Deus e Homem será levado ao martírio e à morte.

O evangelho diz que os magos mudaram o rumo e voltaram para suas terras por outro caminho. Mudar o caminho significa converter-se. Conversão é o apelo forte da celebração da Epifania. Esta é a Boa Nova de hoje: a Paz é possível e está ao nosso alcance. No entanto, é preciso procurá-la. Vai encontrá-la quem mudar seus caminhos e seguir a Verdadeira Luz.

Nilton de Carvalho


Vocacional Masculino e Feminino

"Vem, segue-me..."

"Vem, segue-me..."
Clique aqui e saiba mais

Pastoral Vocacional

Pastoral Vocacional
Quer saber mais sobre a caminhada vocacional? Escreva para: vocacionalguarulhos@hotmail.com

Visitantes on-line

Bispo Diocesano

Bispo Diocesano
Dom Joaquim Justino Carrera - "PAX VOBIS" (Jo 20,21s)

Arquivo

Contato

Contato